MIGREPI

26 agosto, 2008

Maus-tratos em prisão de imigrante causam indignação na Itália

Filed under: Itália — migrepi @ 5:54 pm
Tags: , , , , ,

O Estado de São Paulo, 14/08/08:

http://www.estadao. com.br/internaci onal/not_ int224015, 0.htm

Maus-tratos em prisão de imigrante causam indignação na Itália

Divulgação de foto que mostra nigeriana caída no chão de delegacia provoca reação de políticos, diz jornal

Da Redação – estadao.com. br

Foto mostra maus-tratos contra estrangeira

SÃO PAULO – Uma fotografia que mostra uma jovem prostituta africana presa causa comoção na Itália desde que foi publicada nesta semana no jornal La Repubblica. A imagem exibe uma nigeriana suja e abandonada em uma delegacia em Parma, no norte da Itália, e provocou a reação de políticos e associações de direitos humanos, que denunciam as medidas do pacote de segurança do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, informa nesta quinta-feira, 14, o jornal espanhol El País.

A mulher foi detida em 9 de agosto, durante uma operação anti-prostituição. Segundo a polícia, ela foi encontrada “enquanto exercia a atividade”. Como estaria sem documentos, foi levada à delegacia. “Como é normal, a nigeriana tentou causar pena nos policiais”, afirmou ao El País o conselheiro de segurança de Parma, Constantino Monteverdi. “Primeiro, ela se sentou, e depois caiu no chão. Provavelmente teve uma crise de nervos”, continuou.

De acordo com Monteverdi, não foi a primeira vez que a jovem foi levada pela polícia. “A Nigéria não a reconheceu” nas outras ocasiões, “e não se pôde expulsá-la”, acrescentou. Na manhã seguinte, ela foi solta, segundo o jornal.

A reconstituição das autoridades, no entanto, parece não ter esclarecido totalmente o episódio. O opositor Partido Radical expressou sua indignação e enviou um documento ao Ministério do Interior buscando mais detalhes. Em uma carta aberta, os senadores Marco Perduca e Donatella Poretti questionaram se a operação anti-prostituição do governo Berlusconi seria de competência da polícia municipal, de acordo com o El País.

O presidente do Senado, Renato Schifani, também pediu explicações ao chefe policial de Parma. “Quem quiser adotar o princípio da tolerância zero não deve esquecer da dignidade e privacidade das pessoas”, declarou ele, segundo o El País. “A dramática foto pode transmitir uma imagem de nosso país diferente da realidade”, acrescentou.

O pacote de segurança de Berlusconi prevê poderes especiais para os prefeitos das cidades intervirem em situações de emergência contra mendigos e prostitutas. As medidas autorizam também a participação do Exército na segurança dos cidadãos, com a mobilização de 3 mil soldados que patrulharam as ruas, o que foi contestado pela oposição.

[foto no link da reportagem]

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.